Cidades

há 3 anos

Riedel e Azambujam anunciam investimentos e pactuação no combate à pandemia

Riedel tomou a palavra para destacar os investimentos que o governo tem proposto a fazer que melhoram o estado, mas que também causam impacto nacionalmente

15/06/2021 às 18:56 | Atualizado 15/06/2021 às 18:57 Vinicius Costa
Divulgação

O governador Reinaldo Azambuja e o secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel estiveram presentes nesta terça-feira (15) em um encontro de governadores do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul), no Rio Grande do Sul. Na oportunidade, ambos anunciaram investimentos em infraestrutura e pactuaram com ações nacionais ao combate à pandemia da covid-19.

Azambuja quando teve a palavra sugeriu que fosse entregue uma ata nacional ao Ministério da Saúde que registrasse os preços para a compra de insumos e equipamentos para reduzir a fila de cirurgias eletivas, que foram muitas vezes remarcadas e adiadas por causa do vírus.

“Acho que o Codesul tem um papel. O que podemos sugerir? Falei com o ministro Marcelo Queiroga esses dias. Está muito difícil essa questão dos insumos, principalmente kit intubação. Propor uma ata nacional, de registro de preços pelo Ministério, orquestrada e organizada, que possa ter a aderência de todos os estados brasileiros com os insumos básicos do kit intubação e outros insumos que são usados. Os laboratórios se aproveitam desse momento, pressionando estados e municípios e pressionando valores das compras. Se o Ministério unificasse atas de registros de preços nacionalmente facilitaria muito a tomada de decisão na compra de insumos, equipamentos, EPIs e tantas outras coisas”, explicou.

Por outro lado, Riedel tomou a palavra para destacar os investimentos que o governo tem proposto a fazer que melhoram o estado, mas que também causam impacto nacionalmente e podem trazer benefícios para todos.

"É um prazer participar de uma reunião do Codesul com os três governadores da região Sul: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, junto com o nosso governador, Reinaldo Azambuja, levantando temas de grande interesse para o Mato Grosso do Sul, que participa do Codesul", disse. E lembrou do aniversário do banco BRDR que faz parte da discussão de infraestrutura. 

"Hoje também se comemora os 60 anos do Banco Regional de Desenvolvimento, BRDR da região Sul, que tanto apoia o Mato Grosso do Sul em várias iniciativas para o desenvolvimento do nosso estado. Pudemos discutir bastante infraestrutura também para essa região, para a integração, como a Ferroeste, a nova Ferroeste, e outras ações de integração. Estamos participando ativamente do processo de captação de investimentos privados em Mato Grosso do Sul, que vão ajudar na oportunidade de renda e emprego para toda a nossa gente”, finalizou.

O BRDE é uma instituição financeira pública de fomento, controlada pelos três estados do Sul. Mato Grosso do Sul não é acionista do banco, mas no Estado ele opera com recursos do FCO (projetos de até R$ 10 milhões) e do FDCO (a partir de R$ 30 milhões).