10/06/2021 19:08
Bolsonaro venceu a Globo? STF autoriza Copa América no Brasil
Corte já tem seis votos a favor da competição
O Supremo Tribunal Federal já tem maioria de votos para permitir a realização da Copa América no Brasil. Até o momento, são seis votos a favor e a sessão se encerra às 23h59 desta segunda-feira (10).
Os ministros analisaram três ações que questionavam a realização do torneio no Brasil, sendo duas apresentadas pelo PSB e pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos e uma pelo PT.
Segundo o Meia Hora, o julgamento acontece em plenário virtual e os ministros inserem os votos por meio de sistema eletrônico.
Deram parecer favorável à realização da Copa América os ministros Cármen Lúcia, Marco Aurélio Mello, Ricardo Lewandowski, Edson Fachin, Gilmar Mendes e Dias Toffoli.
As partes que acionaram o Supremo contra a Copa América alegaram que a circulação de equipes estrangeiras no Brasil pode aumentar os índices de contaminação pela covid e também trazer novas variantes do vírus. O PT destacou que o torneio em solo brasileiro viola o direito à saúde.
Disputa
A Copa América seria sediada na Colômbia e na Argentina. No entanto, o governo colombiano enfrenta uma série de protestos violentos e desistiu de receber os jogos.
Já a Argentina alegou riscos à saúde em razão da crise sanitária vivida pelo país.
Com as desistências, a Conmebol e a CBF decidiram trazer a disputa para o Brasil, que teve grande apoio do presidente Jair Bolsonaro.
Decidida a vinda da competição, a TV Globo iniciou campanha agressiva contra a competição, chamada por alguns de seus comentaristas de ‘’Copa da Morte’’.
Outro ponto destacado nesse episódio é que a emissora carioca perdeu os direitos de transmissão para o SBT. Por isso, internautas refletem que a campanha contra a competição se deu por motivos comerciais.