07/06/2021 13:43
Em Coxim, população prefere sofrer em filas quilométricas a receber e pagar contas por app
Centenas foram ao centro da cidade e se aglomeraram em filas de bancos e casas lotéricas após quatro dias de 'mini lockdown'. O risco de pegar covid-19 poderia ser poupado com uso de aplicativos para pagar contas e receber pagamentos
Após quatro dias de restrições a cidade de Coxim parece um 'formigueiro' nesta segunda-feira (7). Isso porque centenas de pessoas foram ao centro da cidade e se aglomeram em filas de bancos e lotéricas. O risco de contaminação poderia ser poupado com o uso de aplicativos para receber e pagar contas.
De acordo com o Edição MS, as filas são quilométricas, já que houve o término do período somado a dia de recebimento de pagamentos. "Muitas pessoas recebem e vão ao centro pagar contas, acessando a rede bancária e lojas. O ideal seria que as pessoas voltassem a normalidade de forma regrada, mas, a necessidade individual acaba prevalecendo e nem tem como fazer julgamentos", diz o site.
O encanador J.P.S.S., de 48 anos, que estava na fila do banco, disse que está com a energia no corte desde sábado (5) e encarou uma das filas para não deixar a família sem energia. “Aí a senhora me pergunta, mas por que não pagou antes? E eu vou responder que o dinheiro das diárias só entrou no sábado, justamente quando estava tudo fechado”.
Pagar pelo app
A orientação da Vigilância Sanitária é que as pessoas recorram aos aplicativos bancários, como forma de diminuir as filas. Mas, nem todo mundo confia na facilidade que é pagar contas via celular e sem sair de casa.
A orientação é que as pessoas só saiam em caso de extrema necessidade com uso de máscaras, distanciamento de um metro e meio e higienização das mãos.
Para compras do Dia dos Namorados a orientação é que as pessoas procurem horários alternativos e de menor movimento. Outra opção é solicitar condicional em casa, muitas lojas de Coxim trabalham nesse sistema. Só não pode esquecer os protocolos de higiene, o ideal é acrescentar o uso de luvas descartáveis, uma vez que os produtos serão manuseados por diversas pessoas.