03/06/2021 18:10
Situação é crítica, mas profissionais da Saúde espalham amor para pacientes da covid
Ianca usou uma touca, prendeu o cabelo da paciente e finalizou com um lacinho, deixando ela arrumada, enquanto luta bravamente contra a covid-19
A situação da pandemia da covid-19 em Mato Grosso do Sul é crítica, com pacientes sendo enviados para Rondônia por falta de leitos de UTI. Além disso, já são dois casos suspeitos do chamado ‘fungo negro’ no Estado, um em Campo Grande e outro em Corumbá, mas o trabalho dos profissionais de Saúde continua sendo de muito amor, apesar do caos.
Exemplo está no gesto da técnica de enfermagem Ianca, do Hospital Regional Dr. Estácio Muniz, em Aquidauana. Durante a preparação de uma das pacientes, que infelizmente está sem condições de cuidar do próprio corpo em um leito de UTI, um pequeno gesto fez toda a diferença.
Ianca usou uma touca (aquela que os profissionais de Saúde usam), prendeu o cabelo da paciente e finalizou com um lacinho, deixando ela arrumada, limpa e cheirosa, enquanto luta bravamente contra a doença.
“Mesmo os pacientes estando em uma situação delicada, muitas vezes crítica, passando por procedimentos médicos, muitas vezes sedados como a intubação, nossa equipe os trata com muito carinho, entusiasmo e, além dos cuidados clínicos, fazem a higiene de cada um, arrumam o cabelo, como dessa querida paciente, onde a família nos confiou para que cuidássemos nesse momento tão difícil que passamos na saúde pública”, destaca a assessoria do hospital.
“Decidimos compartilhar essa imagem, para que todos vejam que temos sim uma equipe humanizada e para que os familiares que hoje tem alguém internado em um dos nossos leitos da UTI, se sintam abraçados através dos cuidados que os médicos, enfermeiros, técnicos, nutricionista, psicóloga, assistentes sociais e fisioterapeutas tem com cada paciente... Podem ter certeza que cuidamos como se fossem da nossa família, pois unimos o comportamento ético, conhecimento técnico e compaixão por cada vida que nos é confiada...”, completou o hospital, através das redes sociais.