Polícia

02/06/2021 15:30

PF mira governador do Amazonas em operação sobre desvios de verba da covid

Policiais federais foram recebidos a tiros no desenrolar da operação que contou com a prisão de um empresário

02/06/2021 às 15:30 | Atualizado 02/06/2021 às 15:10 Vinicius Costa
Polícia Federal

A Polícia Federal desencadeou uma operação nesta quarta-feira (2) para investigar desvios de recursos públicos dedicados ao enfrentamento da covid-19 no estado do Amazonas. Um dos alvos é o governador Wilson Lima (PSC) e o secretário de saúde, Marcellus Campêlo, sendo alvo de mandado de prisão, mas não foi localizado.

O novo passo da polícia faz parte da Operação Sangria que cumpre mandatos em Manaus e em Porto Alegre também. Os nomes não foram divulgados.

Contudo, apesar da operação, agentes federais foram recebidos a tiros ao cumprir um dos mandados. Conforme o Ministério Público Federal, não houve feridos.

Em nota, o governo do Amazonas disse que "todos os investimentos feitos pelo estado no enfrentamento da pandemia têm obedecido os trâmites legais de contratação de bens e serviços, sendo acompanhados de perto inclusive pelos órgãos de controle e também com prestação de contas sobre os gastos rigorosamente detalhados no Portal da Transparência", detalha o portal UOL.

O empresário Nilton Consta Lins Júnior, dono do Hospital Nilton Lins, em Manaus, foi preso durante a operação. Ele é investigado por supostos crimes no combate à pandemia.

A Operação Sangria apura fraudes e superfaturamento de contratos realizados pelo estado para a criação de hospitais de campanhas que auxiliariam no tratamento de saúde dos pacientes infectados pelo novo coronavírus.