01/06/2021 19:38
Apesar de ataques da Globo, Bolsonaro confirma Copa América no Brasil
Presidente já citou locais das subsedes do torneio sul-americano
O presidente Jair Bolsonaro confirmou, nesta terça-feira (1º), a realização da Copa América no Brasil. Apesar dos ataques da TV Globo, o torneio foi mantido e já tem subsedes definidas.
Em evento no Palácio do Planalto, o presidente confirmou que quatro governadores aceitaram que seus estados sejam subsedes do evento, sendo Rio de Janeiro, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e um quinto não especificado (especula-se que seja Santa Catarina).
"Escolhemos as sedes em comum acordo, obviamente, com os governadores. Então, ao que tudo indica, prezado Queiroga [ministro da Saúde], seguindo os mesmos protocolos, o Brasil sediará a Copa América", afirmou Bolsonaro.
Bolsonaro detalhou que a competição adotará os mesmos protocolos de biossegurança contra a covid, usados em outras competições internacionais, como Libertadores da América e Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022.
Críticas
Senadores que integram a CPI da Covid, criticaram a realização do torneio no Brasil. Segundo os parlamentares, há riscos de disseminação da doença no País e também facilita a chegada de novas cepas do novo coronavírus.
Além disso, os senadores destacaram a proximidade de uma terceira onda da covid de espalhar no Brasil.
A TV Globo faz forte campanha contra a competição no Brasil. A emissora carioca perdeu os direitos da competição para o SBT. Parlamentares do PT acionaram o STF para cancelar o torneio.