Cidades

20/05/2021 14:55

Meteorologia prevê chuva nos próximos dias e frio para MS até fim do mês

Com a ajuda da chuva, termômetros podem registrar até 6°C em algumas cidades e o frio derruba ainda mais temperatura na próxima semana

20/05/2021 às 14:55 | Atualizado 20/05/2021 às 15:13 Vinicius Costa
Casacos devem ser mais vistos nos próximos dias - Wesley Ortiz

A meteorologia está prevendo tempestades para os próximos dias em boa parte do sul e centro de Mato Grosso do Sul, conforme alerta que deve ser expedido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), que passa a valer na virada do dia desta sexta-feira (21).

Pelo menos 41 cidades do estado viverão dia intenso de chuvas que podem registrar até 60 milímetros por hora ou um acumulo de 100 milímetros no dia, além das rajadas de ventos em alta velocidade e a possibilidade de queda de granizo.

As áreas mais afetadas por essa tempestade serão o pantanal sul-mato-grossense, centro norte do estado e o leste sul-mato-grossense.

Contudo, no final de semana, as chuvas devem chegar com mais volume em Mato Grosso do Sul por conta de um ciclone extratropical que deve ganhar ainda mais força nesses últimos dias. As chuvas vão atingir o norte e leste do estado, além da região metropolitana de Campo Grande.

No próximo domingo (23), o ciclone dá espaço para uma frente fria e continuará despejando água por alguns estados do país, incluindo Mato Grosso do Sul. A expectativa da meteorologia é que os ventos cheguem até 50 km/h nesse dia.

Onda de frio

As chuvas chegam para diminuir o calor e acabar com a umidade relativa do ar que está baixa nos últimos dias. Por isso, a expectativa é que com a vinda do ciclone e da frente fria, há a queda de temperaturas em algumas regiões do estado e os termômetros devem registrar até 6°C.

Em algumas cidades, apenas a mínima deve diminuir, como em Campo Grande, onde a meteorologia acredita que os termômetros registrem temperatura de 13°C no decorrer dos próximos dias.

No entanto, uma massa de ar polar com intensidade moderada a forte deve provocar mais queda de temperatura até o fim do mês e o início do mês de junho. A meteorologia explica que a massa de ar frio será mais intensa do que a prevista para os três próximos dias.

Os modelos meteorológicos estão indicando frio intenso, muita geada no Sul e geada também no Sudeste e no Centro-Oeste.

Veja as cidades que poderão ter tempestade nesta sexta:

Amambai, Angélica, Antônio João, Aral Moreira, Batayporã, Bela Vista, Bonito, Caarapó, Caracol, Coronel Sapucaia, Deodápolis, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima Do Sul, Glória De Dourados, Guia Lopes Da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jardim, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Andradina, Novo Horizonte Do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Rio Brilhante, Sete Quedas, Sidrolândia, Tacuru, Taquarussu, Vicentina