CORONAVÍRUS

29/04/2021 13:00

Em MS, 94 mil dependem de doses de vacina 'esquecidas' no estoque do Ministério da Saúde

Ministério da Saúde encontrou lote de Coronavac esquecido em estoque; 94 mil aguardam segunda dose da Coronavac em MS

29/04/2021 às 13:00 | Atualizado 29/04/2021 às 16:01 Nathalia Pelzl
Vacinas que já foram entregues em MS - Portal do MS

A aplicação da segunda dose da vacina CoronaVac está suspensa, temporariamente, em diversos municípios do Brasil e no Mato Grosso do Sul. As pessoas que seriam imunizadas nesta semana só serão convocadas para aplicação da segunda dose quando a nova remessa chegar, dependendo do Ministério da Saúde, que encontrou um lote de vacinas 'esquecido' no estoque.

A situação gerou revolta e fez com que o Presidente do Cosems MS (Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul) falasse sobre à falta de insumos. 

“Todos os secretários estão fazendo o que está ao alcance para imunizar a população, claro que queremos imunizar todos o mais breve possível, mas o atraso se dá devido à falta de insumos. Diversos municípios entraram em consórcios para adquirir a vacina, mas toda a produção é do Ministério. Todos estão seguindo o Plano Nacional de Imunização, e a portaria do Ministério que orientou que as doses recebidas fossem aplicadas. Em todo o Estado cerca de 94 mil pessoas serão impactadas”.

“A partir do recebimento de remessa de novas doses, o trabalho conjunto da SES e Secretarias Municipais é executado muito rapidamente para que a ação seja mais célere possível”, complementa Rogério.

O Ministério da Saúde orienta que a população deve tomar a segunda dose da vacina covid-19 mesmo que a aplicação ocorra fora do prazo recomendado pelo laboratório, e reforça a importância de se completar o esquema vacinal para assegurar a proteção adequada contra a doença. 

MS 

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul recebe dois novos lotes com 73.970 doses da vacina contra Covid-19, segundo informação do Ministério da Saúde. 

A previsão é de que entre quinta-feira e domingo chegue carregamento com 66.950 doses da AstraZeneca e Coronavac. Na segunda-feira (3) a previsão é de que o Estado receba o primeiro lote do imunizante da Pfizer, com 7.020 doses.  

Com as novas remessas, Mato Grosso do Sul totaliza 827.480 doses recebidas.

O Ministério da Saúde está enviando nesta semana para Mato Grosso do Sul 65.750 doses da vacina da AstraZeneca e 1,2 mil doses da Coronavac. Essas 66.950 mil doses serão distribuídas aos 79 municípios.

A previsão é que o carregamento com 7.020 doses da Pfizer chegue na segunda-feira. As doses de Pfizer serão aplicadas somente em Campo Grande, devido condições necessárias para armazenamento.  

 

* Matéria alterada às 15h49 para correção