Geral

28/04/2021 13:50

Custando o olho da cara, projeto do "vale-gás" quer ajudar famílias carentes

A proposta ainda estabelece que o auxílio seria pago para as famílias a cada dois meses.

28/04/2021 às 13:50 | Atualizado 28/04/2021 às 15:57 Vinicius Costa
Intenção é beneficiar pessoas em extrema situação de pobreza com auxílio - Pedro Ventura/Agência Brasília

Para tentar amenizar o impacto provocado pela pandemia do coronavírus no Brasil, um projeto de lei passou a tramitar no Senado para a criação de um auxílio que financie a compra do gás de cozinha para famílias que estão em situação de pobreza ou extrema pobreza.

O projeto é de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS). Segundo o texto proposto, a intenção é colocar o valor de acordo com preço do botijão de gás de 13 kg, conforme definido pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) em cada estado.

A proposta ainda estabelece que o auxílio seria pago para as famílias a cada dois meses.

Paim chegou a dizer que a crise econômica já existente no país se agravou com a pandemia e com o aumento do desemprego "milhões de famílias a ter de usar outras fontes de energia, como a lenha e restos de madeira, que, além de poluentes, degradam ainda mais a natureza”.

Neste caso, os beneficiários do auxílio seriam famílias que precisaram estar inscritas no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) e ter renda mensal menor ou igual a um salário mínimo.

Ainda não há um prazo para dar prosseguimento ao projeto de lei no Senado Federal.