Política

26/04/2021 17:32

Em live, José Dirceu defende frente ampla para derrotar Bolsonaro em 2022

26/04/2021 às 17:32 | Atualizado 26/04/2021 às 16:40 Nathalia Pelzl
Reprodução Facebook

Durante live com o consultor político Mariano Cabreira, o ex-ministro José Dirceu (Casa Civil), destacou que é precisou eleger uma bancada expressiva de deputados federais e senadores progressistas e fortalecer alianças partidárias de centro-esquerda. 

Para o ex-ministro do governo Lula, não basta apenas eleger o presidente da República, pois o Congresso Nacional tem papel preponderante no sentido de viabilizar a governabilidade do Poder Executivo.

"Todo esforço nosso tem de ser para contar com pelo menos 200 deputados e 25 senadores progressistas. Não é fácil essa tarefa. Nossos partidos precisam priorizar a eleição de deputados e senadores. O presidente Lula governou sem maioria na Câmara e no Senado, e mesmo assim fez muito para o país. A aliança precisa ser a mais ampla possível. Quando se trata de eleição, a frente de esquerda tende a se ampliar. É assim que vamos ter de conduzir nossas alianças ao longo deste ano. E num eventual governo, não vamos governar só com a esquerda ou centro-esquerda", afirmou.

Mariano Cabreira direcionou perguntas feitas pelos internautas ao convidado da live. Entre elas, foi feito um questionamento ao ex-ministro sobre o teto de gastos que incide sobre o orçamento federal. 

"Se o país não crescer, não há regra que resolva. O Brasil precisa de uma política anticíclica, com financiamento na habitação, saneamento, infraestrutura, com o estado puxando a fila junto ao setor privado. Tem que fazer superávit e reserva de caixa quando o país está crescendo. Na situação de agora, com 14 milhões de desempregados, é preciso baixar juros e fazer reforma tributária", defendeu José Dirceu.

Agenda

De 31 de maio a 3 de junho, o consultor político Mariano Cabreira promoverá gratuitamente em seu canal no YouTube uma semana de aulas sobre táticas eleitorais. Entre no canal e ative as notificações para ficar por dentro das novidades.