07/04/2021 13:15
Resende pretende incluir jornalistas em próxima fase de imunização em MS
No dia do jornalista, secretário expôs preocupação com profissionais e relembra que Estado já perdeu peças importantes devido à covid
O secretário de Saúde, Geraldo Resende anunciou nesta quarta-feira (7) que pretende criar uma resolução que insira os profissionais de imprensa na próxima fase de imunização em Mato Grosso do Sul. A medida deve ser construída e publicada em breve, conforme explicação na live do boletim epidemiológico.
"Nós estamos estudando para que possamos fazer uma resolução ainda no dia de hoje a ser publicada amanhã para que a gente incorpore os jornalistas do Mato Grosso do Sul na próxima leva de pessoas a serem imunizadas aqui no Estado".
De acordo com Resende, o plano deve incluir pelo menos 1,2 mil profissionais e que deverão ser adotados critérios na vacinação e classificou como justa, a inclusão dos jornalistas que trabalham cobrindo os hospitais, estão na "linha de frente" e combatem as fake news. A inserção foi comparada com a dos profissionais de segurança pública.
Geraldo lembrou dos profissionais que foram levados pela doença nos últimos meses e expôs um dado que coloca o Brasil como o segundo país com mais mortes de jornalistas acometidos pela covid-19.
"Temos razões para assim o fazer. Nosso país é o segundo no mundo onde mais morrem jornalistas acometidos pela covid-19. E aqui no Estado nós temos vários nomes de ilustres jornalistas, pessoas ligadas a imprensa, pessoas que colaboraram no enfrentamento da covid".
O secretário explicou, ainda, que novas doses da vacina devem chegar nesta semana e espera um grande quantitativo para continuar com a imunização dos grupos prioritários e avançar para outros membros.