01/04/2021 10:01
Vídeo: médico que venceu a covid emociona na volta ao trabalho seis meses depois
Ele foi recepcionado com girassóis pelos colegas profissionais de saúde
Exatamente seis meses após deixar o trabalho para iniciar uma árdua batalha contra a covid-19, o médico pediatra Alexandre Maciel foi recebido de volta à UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) Azaléia, em Campo Grande, com 300 girassóis.
“Não interessa se está chovendo ou nublado, não importa o tempo, o girassol está sempre procurando a luz. Para nós, ele traz isso, ele é a luz, não importa quanto as coisas estejam difíceis, o quanto estamos cansados, desanimados, ele é esperança, ele é a nossa vitória”, conta a gerente da unidade, Eli Rospide.
Ela conta que o pediatra foi diagnosticado com a doença no dia 30 de setembro, foi afastado no dia seguinte e, no dia 5 de outubro internou. Ficou 28 dias no hospital, dos quais 16 entubado, e ainda precisou de muitos meses para se recuperar das sequelas.
“É um milagre porque ele tem várias comorbidades, é diabético, hipertenso, obeso. Ficou em estado gravíssimo várias vezes. A gente amanhecia e anoitecia esperando a pior notícia, agora quando ele chegou, pensamos como a gente vai recepciona-lo... Acredito que ele é o primeiro caso grave que está voltando ao trabalho, não sei de um profissional de saúde que ficou tão grave e retornou”, conta Elis.
Segundo a gerente, Alexandre “é uma pessoa extremamente amada pelos colegas, pelos pacientes, pelo profissional que ele é, humano, carinhoso...”. Ele trabalhava com saúde da família, pediatria na maternidade e na UPA Vila Almeida. “Foi uma comoção muito grande”, continua.
O retorno foi muito comemorado. Assista: