23/03/2021 11:22
Com 536 mortos em 23 dias, março será mês mais mortífero da pandemia em MS
Mês ainda possui 8 dias para seu término e diferença para dezembro que detém o maior número de mortes é de 51 óbitos
Março está com 536 óbitos e, em breve, deve estabelecer um novo recorde no que diz respeito a quantidade de mortes causas pela covid-19 em um único período. Com as 41 mortes contabilizadas nesta terça-feira (23), em atualização do boletim epidemiológico, o mês se aproximou de janeiro.
Prognóstico que foi levantado pelo secretário da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Geraldo Resende na última sexta-feira (19). Naquele momento, a média móvel de mortes assustava e já era apontado que o mês seria o mais letal desde o início da pandemia.
"A continuar nesse ritmo, vamos ter o março mais letal durante toda a pandemia. Nós haveremos de superar e muito esses números, que nos deixaram muito angustiados", disse.
A referência é com os meses de dezembro e janeiro, que detêm os maiores números de mortes causadas em um mês. Os dados apontam que o primeiro mês do ano matou 569 pessoas, 23 a mais do que março, sendo que o último mês de 2020 vitimou 587, diferença de 51 óbitos para o atual mês.
Diferença que deve ser facilmente batida, já que março ainda conta com 8 dias para seu fim. Com uma média móvel de quase 30 óbitos por dia, a tendência é que o número ultrapasse as 600 mortes.