há 3 anos
Riedel analisa projeto da Nova Ferroeste e estima redução de 30% dos custos logísticos
Obra vai reduzir tempo de transporte de 100 para 18 horas e gerar empregos em MS
O secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel, participou de reunião, nesta segunda-feira (22), para a análise do projeto da Nova Ferroeste, com o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, e com o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior. A obra vai ligar Mato Grosso do Sul ao Porto de Paranaguá.
Riedel reforçou que a iniciativa vai reduzir custos, estimular o desenvolvimento e gerar emprego e renda para a população dos dois Estados. “É uma ferrovia extremamente importante para Mato Grosso do Sul, vai sair do Estado e vai até o Porto de Paranaguá, o que representa uma redução de 32% nos custos logísticos da região de Maracaju, Dourados, Amambai, descendo para o Paraná, o que significa mais emprego, significa mais renda, aumento da atividade produtiva”.
Azambuja falou da expectativa para começar o serviço. “A nova Ferroste é um sonho do Paraná e do Mato Grosso do Sul e que agora caminha a passos largos, com todos trabalhando juntos. Queremos em breve bater o martelo da conclusão desta obra e será uma alegria compartilhar isso com você [Ratinho Junior]”.
O governador paranaense explicou o perfil ambiental da Nova Ferroeste. “Tem um apelo ambiental muito forte, rigoroso, essa é a grande sacada desse projeto. Um projeto férreo, ligando o MS ao porto do Paranaguá, com um estudo de viabilidade técnica e ambiental. Todos esses estudos sendo viabilizados para levar à Bolsa de Valores e, assim, conseguir investidores”.
Sobre a obra
A nova malha ferroviária, que terá 1.285 quilômetros de extensão, inclui a construção de uma nova ferrovia entre Maracaju (MS) e Cascavel (PR), um novo traçado entre Guarapuava e Paranaguá, um ramal multimodal entre Cascavel e Foz do Iguaçu, além da revitalização do atual trecho da Ferroeste, entre Cascavel e Guarapuava.
Ainda não há um valor definido para a obra, visto que o projeto está em fase de elaboração, a expectativa de investimentos na ordem de R$ 20 bilhões e vai transformar o Paraná no Hub Logístico da América do Sul.
A previsão de economia de tempo de transporte/trânsito, é reduzir de 100 para 18 horas, a atual velocidade de transporte.
Entre janeiro e outubro de 2020 a Ferroeste registrou lucro operacional de R$ 1,2 milhão e faturamento bruto de R$ 19 milhões, segundo balanço da empresa. Também houve redução dos custos operacionais em relação a 2019, em cerca de 35%.