Geral

18/03/2021 13:34

Indigente morto por Covid-19 é carregado por trator e enterrado em vala

Ele foi embrulhado em um saco plástico e amarrado com fita adesiva

18/03/2021 às 13:34 | Atualizado 18/03/2021 às 11:31 Dany Nascimento
O corpo foi jogado na vala junto com o colchão - ABC Color

O corpo de uma vítima da covid-19 foi carregado na carreta de um trator na manhã desta quinta-feira (18), e enterrado em vala comum por uma pá carregadeira, em Puerto Casado, povoado localizado a 40 km do território sul-mato-grossense e a 140 km de Caracol.

Conforme o site Água Clara MS, o corpo seria de um homem de 70 anos. Ele foi embrulhado em um saco plástico e amarrado com fita adesiva. O corpo foi jogado na vala junto com o colchão. 

O diretor da unidade, Emigdio Riveros, informou ao jornal ABC Color que ele chegou ao local com sintomas da doença e foi isolado.

Como o povoado não tem laboratório, o material para exame de covid-19 foi encaminhado para a capital Asunción, que fica a 630 quilômetros de distância. O resultado positivo para o coronavírus ficou pronto domingo.

Emigdio Riveros disse que foi feito tudo o que era “humanamente possível” para a recuperação, mas não foi possível salvar o doente, que tinha outros problemas de saúde e era alcoólatra.

Sobre o fato de o corpo ser transportado na carreta do trator e jogado por uma pá carregadeira na cova do cemitério local, o médico disse que não havia outra forma, pois o homem não tinha parentes no local e ninguém quis emprestar carro para levar o cadáver.

Com objetivo de evitar o contágio, dois funcionários do hospital vestiram roupas de proteção cobrindo o corpo, cabeça, pés e mãos e colocaram o colchão com o corpo na carreta do trator. 

Puerto Casado pertence ao distrito de La Victoria e fica no Departamento (equivalente a Estado) de Alto Paraguay. Assim como várias regiões do Paraguai, o departamento enfrenta crise sanitária por causa da pandemia e não tem leitos disponíveis de UTI.