12/03/2021 19:48
Ida para regime aberto teria motivado morte de estuprador na Gameleira
Informação foi dada à polícia por um servidor da Agepen
José Rocha Santana, 62 anos, detento que foi achado morto, a princípio enforcado, em uma cela do Centro Penal Agroindustrial da Gameleira, no final da manhã desta sexta-feira (12), iria para o regime aberto.
À polícia, um servidor da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário informou que Santana teria recebido, nesta quinta-feira (11), a notícia que iria para o regime aberto, fato que pode ter o motivado a tirar a própria vida.
Ainda segundo o funcionário, José estava sozinho no local, já que os dois ocupantes da cela dele saíram cedo para trabalhar e ele estava com vida.
José Rocha Santana, diz a Agepen, estava preso desde 17 de maio de 2016 e cumpria pena desde 22 de agosto de 2020 na CPAIG por estupro. A Agência diz que vai apurar as circunstâncias da morte do detento.
A morte
Conforme o boletim de ocorrência, detentos que serviam a refeição, na unidade de alto risco do presídio, viram Santana com uma corda pendurada no pescoço e acionaram os policiais penais.
Equipe médica da unidade foi chamada e prestou atendimento à vítima, que apresentava sinais vitais fracos. Foram feitas manobras de ressuscitação. Samu e Bombeiros também foram acionados, no entanto, o preso não resistiu.
O caso foi registrado na Depac Cepol como morte a esclarecer.