08/03/2021 19:14
Máscaras, barreiras, blitz e desinfecção: Campo Grande intensifica combate à covid-19
Terminais de ônibus serão desinfectados ainda da noite desta segunda-feira
O prefeito Marquinhos Trad, PSD, anunciou, na tarde desta segunda-feira (8), medidas para intensificar o combate à covid-19 em Campo Grande. O objetivo é reduzir as internações em hospitais e preservar a economia da cidade.
A medida é do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, e ocorre em razão do crescimento no número de pacientes e mortos pela doença, sendo que os leitos dos hospitais ficaram próximos da capacidade máxima de ocupação.
Nas ações, a prefeitura retoma a desinfecção de ruas, feiras e terminais de ônibus, sendo que na noite desta segunda-feira, os terminais General Osório, Nova Bahia e o Ponto de Integração Hércules Maymone recebem a limpeza.
Outra medida anunciada é a retomada das barreiras sanitárias nas entradas da cidade, a fim de isolar pessoas contaminadas pelo novo coronavírus. A prefeitura também promete reforço nas ações de distribuição de máscaras e campanhas publicitárias de conscientização.
A partir da noite desta segunda-feira, a Guarda Civil Metropolitana e a Agetran vão intensificar as blitzes na cidade, para reduzir os acidentes de trânsito, que causam ocupação de leitos hospitalares. Durante as rondas, o efetivo da guarda irá reforçar as orientações junto aos estabelecimentos comerciais que estiverem operando até às 23 horas.
Ônibus
Para reduzir a aglomeração de pessoas, a prefeitura vai ampliar, nos horários de pico, as viagens das linhas de ônibus do transporte coletivo com maior número de passageiros. Neste caso serão aumentadas as linhas 070, 080, 081 e 062, em alguns desses itinerários. Apenas no período da manhã serão entre 90 e 95 viagens a mais, o que deve redistribuir, aproximadamente, 5,5 mil passageiros. No período da tarde, 75 viagens, redistribuindo 4,3 mil passageiros.
O secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho alerta que o momento atual da pandemia exige, mais do que nunca, a colaboração de todos, já que as redes públicas e privadas estão chegando ao limite da capacidade.
A prefeitura destaca também que, além das ações anunciadas, segue vigente o Decreto nº 14.642, que entre as medidas estabelece o toque de recolher até o dia 13 de março de 2021, das 23h às 5h do dia seguinte.
A reunião desta tarde aconteceu na Esplanada Ferroviária e reuniu o prefeito Marquinhos Trad, primeira-dama Tatiana Trad, vice-prefeita Adriane Lopes, secretários municipais de Campo Grande, e entidades como a CDL, Associação Comercial e Industrial de Campo Grande, Abrasel, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.