há 3 anos
Bolsonaro garante: 'máscara de quem fez política com o coronavírus está caindo'
Apesar de não citar nenhum nome, recado foi dirigido ao governador de SP, João Dória
O presidente Jair Bolsonaro declarou, nesta sexta-feira (19), que determinadas pessoas que usaram a pandemia da covid-19 para fazer política estão com ‘’suas máscaras caindo’’.
Bolsonaro não citou nenhum nome em específico e admitiu que a pandemia ainda causa problemas ao país.
"Aqueles que quiseram fazer política com a questão do vírus, a máscara está caindo e o povo entende quem realmente teve coragem, discernimento e muita preocupação em tratar um assunto como esse (pandemia)", criticou, segundo o R7.
Desde o início da pandemia, em fevereiro de 2020, Bolsonaro e outros políticos travam uma disputa por protagonismo em ações contra a doença.
No entanto, o Supremo Tribunal Federal proibiu o presidente de revogar medidas de distanciamento social, isolamento e fechamento de comércios, escolas e outros setores da economia.
O maior embate ocorreu com o governador João Dória, de São Paulo. O governador paulista promoveu um fechamento severo do comércio no Estado, o que contrariou o presidente da República.
"Aquela política do 'fica em casa, fecha o comércio', com uma consequência imediata de destruição de milhões de empregos. Sempre falei que tínhamos dois problemas lá atrás, o vírus e o desemprego, deveríamos tratar os dois com responsabilidade...’’, disparou o presidente, ainda sem citar o nome de Dória.
Já no final de 2020, a guerra de narrativas entre Dória e Bolsonaro se intensificou, em razão da autorização para o uso das vacinas e a compra dos imunizantes.