18/02/2021 16:05
Prefeitura começa pavimentação no corredor de ônibus da Marechal Deodoro
Trecho é o último braço da interligação entre terminais de ônibus
A prefeitura de Campo Grande começou os trabalhos de drenagem e remoção do asfalto antigo, na avenida Marechal Deodoro, trecho onde será implantado um dos corredores de ônibus do transporte coletivo da cidade.
O trecho é o último braço do Corredor Sudoeste e contará com 1,1 km de drenagem e 5,5 km de recapeamento.
Conforme a descrição da obra, haverá a implantação de uma faixa exclusiva para ônibus a partir da rotatória das avenidas Bandeirantes e Manoel da Costa Lima. As estações de pré-embarque serão implantadas entre as ruas Tabira e Visconde de Suassuna; entre a Avenida Panambi Vera e a Rua Guaraí ; entre as ruas Roney Paim Malheiros e Tenente Antônio João Ribeiro. A última estação será entre as ruas Eduardo Contar e Túlio Alves Quito.
A prefeitura destacou a importância das obras na região, já que a Avenida Marechal Deodoro e seu prolongamento, a Avenida Hunter Hans, é cortada por bairros populosos, como o Aero Rancho e o Coophavilla II, que juntos têm 50 mil habitantes.
Os dois primeiros braços do Corredor Sudoeste do transporte coletivo já estão quase prontos, diz a PMCG. No trecho Guia Lopes/Brilhante, já foi feita as sinalizações horizontal e vertical, os semáforos estão instalados e a partir de março será concluída a implantação das estações programadas para o trecho de 2,2 km. Os 3,8 km da Bandeirantes estão recapeados, haverá a instalação de 7 estações e implantado mais 800 metros de drenagem na Rua Salim Maluf, captando as águas pluviais desde a Avenida Joaquim Dornellas e, com isto, eliminando um ponto de alagamento na Rua Brilhante.
Mais corredores
A cidade também conta com o Corredor Norte do transporte coletivo. Na rua Bahia, a primeira etapa desse corredor já está recapeada. Essa linha vai ligar o centro da cidade, a partir do cruzamento com a Afonso Pena, aos terminais General Osório e Nova Bahia.
Ainda segundo a prefeitura, foi feito um trecho de 146 metros de drenagem na rua Eduardo Santos Pereira, que é uma via transversal, que capta a enxurrada da Rio Grande do Sul escoada pela tubulação implantada na Rua Bahia, para onde estão planejadas 4 estações de pré-embarque, além de nova sinalização.
Corredor Sul
A licitação para a segunda etapa do Corredor Sul está em fase de preparação. Ele vai abranger a avenida Calógeras, que será recapeada em toda sua extensão e está orçado em R$ 9,2 milhões. Além da faixa exclusiva de ônibus, o projeto contempla uma ciclovia no trecho entre a Avenida Afonso Pena e a Avenida Salgado Filho.
A Rui Barbosa, que será revitalizada, terá um corredor de ônibus entre a Fernando Correa da Costa e Mato Grosso. O projeto prevê novo paisagismo, arborização, calçadas, câmeras de monitoramento e Wi-Fi no trecho entre a Avenida Afonso Pena e a Rua Cândido Mariano, além do recapeamento dos 7,3 km de extensão da que começa perto da Universidade Federal (onde tem o nome de Montese) e termina na confluência com a Avenida Rachid Neder.