CORONAVÍRUS

16/02/2021 13:30

Vai vacinar? Casos de ‘vacina de vento’ levam professor a orientar pacientes

Você pode pedir para olhar frasco de vacina e seringa antes; vejo o texto e saiba mais

16/02/2021 às 13:30 | Atualizado 16/02/2021 às 12:04 Rayani Santa Cruz
Idosos podem levar acompanhante e registro pode ser feito via celular - Reprodução Jornal Extra

Após três casos de ‘vacina de vento’, que se transformaram em investigação policial no estado do Rio de Janeiro, o professor do Instituto de Medicina Social da Uerj (Universidade do Rio de Janeiro), Mario Roberto Dal Poz lembrou que o paciente tem direito a pedir para olhar o frasco da vacina e a seringa antes e depois da aplicação. 

Conforme o jornal Extra, os casos de aplicação de vacina em que a seringa estava vazia ou o produto não foi injetado foram registrados por uma idosa de 94 anos, em Petrópolis. Depois houve registros na capital e em Niterói. Os acusados poderão responder por peculato  crime em que funcionário público age em proveito próprio ou alheio.

Para evitar mais registros policiais, o professor deu dicas aos pacientes. Veja:

Acompanhamento: idosos têm direito a estarem acompanhados e é importante que o vacinado e o acompanhante prestem bastante atenção. O procedimento correto é o próprio profissional de enfermagem mostrar a seringa antes, durante e depois. Mostrando que a seringa vai ser aberta etc. Tem toda uma norma técnica, um protocolo que deve ser seguido.

Conteúdo da seringa: pedir para ver a seringa antes e após a aplicação; Verificar se o frasco com a dose aplicada está vazio

Número do lote: conferir se o número do lote que consta no comprovante de vacinação é o mesmo que é informado no frasco.

Registrar com celular: filmar e fotografar o ato da vacinação, se necessário