11/02/2021 19:00
Vídeo: morador flagra 'porquinho' deixando lixo em terreno baldio; local tem até vaso sanitário
Segundo o denunciante, no local há vasos sanitários e móveis, como sofá e guarda-roupa
Leitor do TopMídiaNews flagrou um morador fazendo descarte irregular em um terreno baldio no Parque Iguatemi, atrás do Poliesportivo Tarsila do Amaral, próximo ao Bairro Vida Nova II, em Campo Grande.
Segundo ele, que terá a identidade preservada, a situação é absurda considerando que muitos cobram o poder público para fazer a limpeza dos espaços.
“Vocês fizeram a reportagem sobre o lixo e logo depois flagrei esse cidadão jogando lixo, pior, continuam jogando”, revela.
Ainda segundo o denunciante, no local há vasos sanitários, móveis, como sofá e guarda-roupa. A preocupação é com animais peçonhentos e doenças, como dengue e zika.
A Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) destacou que quem for flagrado fazendo o descarte irregular pode ser autuado. As denúncias podem ser realizadas através do 156.
Dengue e outras doenças
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) reforça alerta à população para os cuidados básicos para evitar a proliferação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, principalmente durante o verão, quando os períodos das chuvas são mais frequentes em Mato Grosso do Sul.
A melhor forma de prevenção é eliminando água armazenada em diversos tipos de recipientes que pode se tornar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Esses lixos descartados de forma irregular podem ser tornar moradia para o mosquito transmissor de doenças. Por isso, é importante estar atento.