06/02/2021 11:50
Guerreiro: diabético, idoso supera covid e deixa UTI de hospital sob aplausos
Dois idosos de 79 anos venceram a doença e deram alegria para seus familiares e profissionais
Nem a diabete e tampouco a hipertensão fizeram com que Newton Silva, de 79 anos desistisse de lutar contra a covid-19. Todo esse esforço foi recompensado na última quinta-feira (4), quando o idoso recebeu alta da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Regional de Aquidauana.
E como todos nós sabemos, a covid não está para brincadeira. E com Newton não foi diferente. No dia 19 de janeiro ele testou positivo para a doença e precisou ser internado, mas dois dias depois, no dia 21, acabou sendo intubado.
Assim, começou a luta dos profissionais da saúde e também do idoso para vencerem o vírus que já matou quase 3 mil pessoas em Mato Grosso do Sul.
E a história de Newton da Silva precisava de um final feliz. E teve. No dia 1° de fevereiro ele deixou a intubação e no dia 4, recebeu alta da UTI sob festa e muitos aplausos dos profissionais que dedicaram seu tempo para salvar a vida do idoso.
"Que alegria. E a despedida não poderia ter sido menos emocionante: a equipe de plantão comemorou sua saída da Unidade", publicou o Hospital Regional em suas redes sociais.
Saída gratificante
O hospital também comemorou mais uma saída da unidade de terapia intensiva. Na última quinta-feira, Francisco de Campos Leite, de 79 anos também recebeu alta e foi recebido com festa pelos profissionais de saúde.
O idoso, que é hipertenso, havia contraído a doença em janeiro e precisou dar entrada no hospital no dia 26 de janeiro com máscara de autoconcentração e evoluindo para cateter nasal.
Coincidência ou não, Francisco deixou a UTI no dia 4 e ingressou em um leito clínico para continuar sua recuperação. "[Ele] está na companhia de sua filha, que está radiante com a recuperação do pai", disse o hospital, acrescentando que o idoso já estava internado em outra unidade antes de ser transferido.