01/02/2021 12:10
Fake news? Foto polêmica não é de vacinação contra a covid em MS, diz prefeitura
Executivo da cidade histórica classifica o ocorrido como brincadeira de mau gosto
A prefeitura de Miranda informou que uma foto que circula nas redes sociais, onde um jovem aparece tomando uma vacina, não faz parte da campanha de imunização contra a covid-19 da cidade.
A imagem gerou polêmica, já que leitores apontaram que o rapaz não pertenceria a nenhum grupo prioritário da vacinação, que são idosos moradores de asilo, indígenas e profissionais de saúde. Outra suspeita revelada por internautas é que o sujeito em questão seria irmão de um profissional da saúde e, por isso, teria recebido ajuda para furar a fila.
Após ser questionada pelo TopMídiaNews, a assessoria de comunicação da prefeitura acionou os secretários de Saúde e Administração da cidade histórica, que não reconheceram aquela imagem como sendo da vacinação municipal atual.
A foto seria de uma campanha antiga de vacinação, contra outras doenças e não contra a covid, diz o executivo. Na imagem, o autor do post no Facebook aponta que está na Aldeia indígena Lalima, em Miranda, e diz:
‘’1ª dose, ok! Se eu não virar jacaré, vocês tomam’’, brincou.
‘’Parece que foi uma brincadeira de muito mau gosto, não tem nada que confirme que ele tenha furado a fila’’, disse a prefeitura.
Porém, tanto o aplicador da injeção quanto o homem imunizado estão de máscaras na imagem, algo que não era usual em vacinações anteriores.
Resposta
Entramos em contato com o autor do post, que já tinha excluído a foto do perfil no Facebook, mas ele disse que não iria comentar o assunto.
Suposta vacina de jovem contra a covid-19 gerou polêmica e levantou questionamentos sobre prioridades. (Foto: Reprodução Facebook)