CORONAVÍRUS

há 4 anos

Ironizando Bolsonaro, médicos dizem que CoronaVac pode fazer covid virar "gripezinha"

"Gripezinha" foi o termo utilizado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, ao qualificar a doença que já matou quase 200 mil brasileiros

07/01/2021 às 14:48 | Atualizado 07/01/2021 às 14:26 Nathalia Pelzl
"Gripezinha" foi o termo utilizado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, ao qualificar a doença que já matou quase 200 mil brasileiros - Dado Ruvic/ Reuters

Os resultados da CoronaVac foram comemorados por médicos com termos como "boa" e "excelente" e que seu uso precisa ser "urgente". 

A comemoração é após estudo revelar a eficácia do imunizante. Ironizando Bolsonaro, os médicos pontuaram que a vacina pode transformar a covid-19 em um "resfriadozinho". 

“Alcançado esse índice de eficácia, realmente nós vamos chegar que a covid-19, com a CoronaVac, vai se transformar numa gripezinha", diz Alexandre Naime, chefe da infectologia da Unesp (Universidade Estadual Paulista) e consultor da SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia). 

"Gripezinha" foi o termo utilizado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, ao qualificar a doença que já matou quase 200 mil brasileiros. 

De acordo com os dados apresentados, a vacina evita em 78% das vezes o desenvolvimento de casos leves da doença causada pelo novo coronavírus. 

Conforme o Instituto Butantan, responsável pelo imunizante no Brasil, a CoronaVac também evita em 100% o desenvolvimento de formas graves da covid-19. 

A SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações) também avalia como positiva a notícia sobre a eficácia da vacina, mas ainda aguarda os resultados completos dos estudos para uma melhor análise. 

“Precisamos conhecer os dados científicos da pesquisa, mas, pelo resumo que foi apresentado, são ótimos resultados", diz o médico Juarez Cunha, presidente da SBIm.