15/12/2020 07:00
Pacientes temem Covid-19 em hospital, mas Santa Casa separa alas e esclarece dúvidas
O hospital informa que não há o que temer e equipes estão preparadas para o atendimento a todos
Após filha de uma paciente, de 66 anos e que está em coma, internada no 5° andar da Santa Casa, temer infecção por covid-19, o hospital esclareceu não existe possibilidade de contaminação entre os pacientes.
Inicialmente, a mulher disse ao TopMídiaNews que a preocupação era de que a mãe, que está pela Cassems na Ala C, junto a outros pacientes graves, pudesse ser contaminada por pacientes da Ala A, que na visão dela estariam com a covid-19. “Minha mãe está internada na Santa Casa. Teve um AVC e estava bem, mas quando ia receber alta e acabou pegando meningite aqui na Santa Casa e ficou em coma. Hoje na hora que cheguei para ficar com ela. Descubro que a chefia dos enfermeiros decidiram colocar pacientes com covid aqui também, colocando em risco o andar.”
Em contato com a Santa Casa foi explicado que os pacientes transferidos para a Ala A são pessoas curadas da covid-19 e em recuperação. Além disso, a comunicação do hospital esclareceu que todas as equipes fazem a desinfecção diariamente, seguem todos os protocolos e a área da Ala A está há alguns metros de distância da Ala C.
O hospital informou que orientou a filha da paciente a procurar a administração ou o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) para esclarecer dúvidas.
Como funciona o atendimento
Na linha privada, todo paciente que busca por consulta médica tem duas opções de atendimento uma para pessoas com sintomas respiratórios e outra para quem não tem esse sintoma, diz a comunicação do hospital.
A Santa Casa esclareceu também como funciona a transferência de pacientes do SUS a unidade.
“Pacientes SUS com COVID-19 são devidamente encaminhados via regulação municipal do Hospital Regional para cá e ficam na Unidade de Trauma em uma ala totalmente isolada e sem acesso ao prédio principal. No caso de pacientes que dão entrada com outras doenças na urgência e emergência, mas que acabam sendo suspeitos, esses são isolados em uma área adaptada no pronto-socorro até que sejam encaminhados à unidade específica”, diz a Santa Casa.