08/12/2020 18:47
Plano de vacinação do Governo de MS vai ocorrer 'com ou sem Ministério da Saúde'
Para atender demanda de grupos de risco, MS precisaria de 700 mil doses
O governador Reinaldo Azambuja, PSDB, declarou, nesta terça-feira (8), que o Estado vai ter um plano de vacinação ‘’com ou sem a participação do Ministério da Saúde’’. Os recursos para a aquisição dos imunizantes já estão garantidos.
Azambuja defende que a vacinação contra a covid seja feita pelo Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações. No entanto, explicou que está preparado para adquirir as doses, se necessário. Para os grupos prioritários, como os idosos acima de 70 anos, índios e profissionais de saúde e de educação, Mato Grosso do Sul precisaria de cerca de 700 mil doses.
“Se o Ministério não fizer a coordenação ou não aceitar a paternidade de alguma vacina que possa ser aprovada, não tenha dúvida que nós vamos adquirir para Mato Grosso do Sul. Vamos comprar e disponibilizar para o Plano de Vacinação, que deveria ser organizado pelo Ministro da Saúde”, afirmou o governador.
Reinaldo também destacou que, qualquer vacina que seja aprovada pela Anvisa, será bem-vinda, não importando o laboratório ou o país de origem. Também pediu que a população colabore com as medidas de biossegurança.