31/10/2013 06:44
Maternidades de MS efetivam registro de nascimento
Registro
As unidades interligadas de registro civil de nascimento das maternidades em Mato Grosso do Sul já estão em funcionamento. A implantação das unidades foi efetivada por meio de convênio entre o registrador e a maternidade, ou estabelecimento de saúde.
Podem declarar o nascimento nas unidades interligadas, o pai maior de 16 anos, ou pessoa por ele autorizada mediante documento e a mãe maior de 16 anos. Caso a mãe seja menor de 16, absolutamente incapaz ou esteja impedida de declarar o nascimento, seus representantes legais podem fazê-lo.
No caso de nascimento de criança sem paternidade estabelecida, a mãe terá de declarar o nome, profissão, identidade e residência do suposto pai, cuja procedência será posteriormente verificada.
Registro - O registro de nascimento por intermédio da Unidade Interligada depende da apresentação de: declaração de Nascido Vivo - DNV, com a data e local do nascimento; documento oficial de identificação do declarante; documento oficial que identifique o pai e a mãe do registrando, quando participem do ato; termo de indicação da suposta paternidade firmado pela mãe. A certidão de nascimento deve ser entregue ao declarante ou interessado sempre antes da alta da mãe e/ou da criança registrada.
O horário de funcionamento das Unidades Interligadas será de segunda a sexta-feira, em horário a ser convencionado entre o registrador e o estabelecimento de saúde, e, ainda, em plantões no fim de semana e feriados.