28/11/2020 08:41
Com hospitais lotados, SES alerta para aglomerações na Black Friday
Proximidade das festas de fim de ano aumenta fluxo de consumidores no comércio
A Secretaria Estadual de Saúde emitiu alerta, neste sábado (28), sobre o aumento de casos de covid-19, na última semana em Mato Grosso do Sul. Por isso, pede que a população redobre os cuidados, principalmente no período de compras como a Black Friday, que costuma gerar aglomerações.
Ainda segundo a secretaria, a liberação do 13º salário do funcionalismo público e a proximidade das festas de final de ano fazem com que o fluxo de pessoas no comércio aumente.
No entanto, o mais recomendado é usar máscara, álcool em gel e evitar aglomerações. O alerta ainda dá conta de hospitais superlotados em Campo Grande por pacientes da covid-19.
‘’...a semana epidemiológica 47 que começou no 15 de novembro, apresentou um aumento expressivo do número de casos em Campo Grande, aumento que continuou ao longo desta semana à 48. Houve também um aumento expressivo nos casos de isolamento domiciliar, ou seja, pessoas suspeitas e/ou confirmadas que precisam estar isoladas de outras pessoas, bem como, o dobro do número de internações no Estado de Mato Grosso do Sul’’, diz trecho do alerta.
Perfil dos casos: Na Capital, a faixa etária mais acometida é de adultos jovens de 20 a 39 anos que possui uma dinâmica social mais ativa, frequentam mais espaços coletivos, consequentemente essas pessoas podem se contaminar e levar o vírus para suas famílias, em especial aos idosos, comprovadamente mais vulneráveis à forma grave da COVID-19.