Interior

há 4 anos

Tudo podre: mercado é flagrado com mercadorias vencidas em Jaraguari

Todos os itens impróprios ao consumo foram danificados e descartados

18/11/2020 às 11:34 | Atualizado 18/11/2020 às 11:05 Nathalia Pelzl
Divulgação

Mercado localizado na rua Geraldo Ferreira Barbosa, na Vila Jatobá, em Jaraguari, foi flagrado vendendo carne podre e até cerveja vencida. 

Entre os problemas verificados por equipe da Superintendência para Orientação e Defesa  do Consumidor – Procon/MS, centenas de produtos expostos à venda com prazo de validade expirado, mercadorias sem apresentar nenhuma das informações consideradas essenciais tais como peso, validade, procedência e composição entre outros e, ainda, impróprios ao consumo por estarem deteriorados, com embalagens rompidas ou amassadas e por estarem abaixo da temperatura indicada para sua conservação.

Todos os itens impróprios ao consumo foram danificados e descartados de modo a não poderem voltara às prateleiras. 

Conforme a nota, entre os produtos vencidos, 158 unidades de temperos diversos, alguns dos quais vencidos desde janeiro do ano em curso, 38 pacotes entre bolachas e biscoitos, 25 embalagens de pipoca para micro ondas e mercadorias em menor quantidade, como composto lácteo, pão de queijo, sementes de hortaliças, iogurte, cerveja, gelatina e chantili. Também com validade vencida, havia produtos suínos (ponta de costela, joelho e pele tipo torresmo).

Entre as mercadorias sem informações havia 148 quilos de carne, parte apresentando características de deterioração e embalagens rompidas o mesmo ocorrendo com 35 quilos de linguiça, cinco quilos de pão de queijo, açúcar cristal, temperos, pizzas, pães caseiros. Aumentando a quantidade de produtos impróprios, com embalagens danificadas, foram retirados das prateleiras, 132 unidades de fraldas descartáveis, açúcar refinado, farinha de mandioca e peito de frango.

Cervejas e compostos lácteos apresentavam embalagens amassadas enquanto diversos itens eram expostos abaixo da temperatura indicada para conservação adequada. Entre estes, embalagens de pão de queijo, steak de frango, morango, uva e couve-flor.