Campo Grande

há 4 anos

Onça resgatada com patas queimadas no Pantanal morre em Campo Grande

Outra que foi achada nas mesmas condições segue em tratamento

03/11/2020 às 19:17 | Atualizado 03/11/2020 às 19:21 Thiago de Souza
Reprodução Imasul

Uma das duas onças resgatadas do incêndio que ainda atinge o Pantanal de Mato Grosso do Sul morreu nesta terça-feira (3). Ela recebia tratamento no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres, em Campo Grande. 

Conforme o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul, o Imasul, o felino havia sido encontrado na região da Serra do Amolar, perto de Corumbá e  teve queimaduras de segundo e terceiro graus nas patas.

O veterinário do Imasul, Lucas Cazati, responsável técnico do Cras, disse que a causa da morte só será confirmada após a realização da necropsia, na manhã dessa quarta-feira.

Resgate

As onças, dois machos e jovens, foram vistas próximas ao rio Paraguai em condições precárias, sendo que uma não conseguia andar. A equipe que trabalha no resgate de animais no Pantanal foi chamada e conseguiu fazer a sedação, e o transporte até Campo Grande feito numa aeronave da Força Aérea Brasileira.

Os animais chegaram bastante sedados e passaram por exames clínicos que mostraram que estavam com respiração, frequência cardíaca e temperatura boas. Foram medicadas com anti-inflamatório, antibiótico e analgésico, e também receberam hidratação intravenosa. Logo após o resgate, ainda no Pantanal, os ferimentos nas patas foram tratados com pomadas e enfaixados.