ELEIÇÕES 2020

23/10/2020 17:12

Para eleger sucessor, prefeito de Costa Rica triplica gasto com publicidade

Gasto com publicidade aumentou para R$ 1,5 milhão pouco antes do período eleitoral

23/10/2020 às 17:12 | Atualizado 23/10/2020 às 17:46 Vinícius Squinelo
Waldeli aposta na divulgação e aumentou gastos com publicidade em ano eleitoral - Divulgação/Facebook

Em plena corrida eleitoral em Costa Rica (MS), o atual prefeito Waldeli dos Santos Rosa (MDB) triplicou o gasto de dinheiro público com publicidade. O contrato, que teve valor inicial de meio milhão de reais, atingiu R$ 1,5 milhão em junho deste ano, com a assinatura de um aditivo no contrato com a empresa OK Comunicações. A matéria faz parte do caderno especial ELEIÇÕES 2020 do TopMídia News.


Waldeli, que é do mesmo partido do candidato Leandro Bortolazzi, autorizou a renovação do contrato duas vezes: a primeira em junho de 2019 e a segunda em junho deste ano. O contrato foi assinado após licitação em junho de 2018.

 


O aditivo desperta questionamento sobre o objetivo e motivação deste contrato devido a sua validade e o momento de sua assinatura, apenas três meses antes do início do período eleitoral. Com a publicidade, Waldeli tenta vender seu modelo de administração para e eleger o seu sucessor Bortolazzi para a Prefeitura de Costa Rica. 

Waldeli e seu candidato à prefeitura de Costa Rica, Leandro Bortolazzi (Divulgação/Facebook)


O contrato inicial com a empresa de Campo Grande que era de apenas R$ 500 mil em 2018 sofreu o acréscimo de mais dois aditivos no mesmo valor, triplicando os gastos da Prefeitura com publicidade. 
 


Apostando na vitória de seu aliado Leandro Bortolazzi nas urnas, o atual prefeito, Waldeli, “amarrou” o contrato com a OK Comunicação LTDA para a continuidade do atendimento à Prefeitura até junho de 2021. Dentro do contrato nº 3454/2018, com dinheiro público e em plena campanha eleitoral, a Prefeitura paga R$ 1,5 milhão para a empresa realizar pesquisa sobre a população de Costa Rica e produção de peças publicitárias, como descreve o documento. 


Está não é a primeira vez que o grupo do MDB em Costa Rica atua desta maneira e com a Ok Comunicação LTDA. Em 2013 a empresa também foi contratada com dinheiro público para a realização do mesmo serviço de publicidade para a Prefeitura.

Na época, Waldeli que também era prefeito autorizou o pagamento de R$ 900 mil, através de contrato e aditivo, ambos do mesmo valor, para a Ok Comunicações LTDA. 
Segundo fontes do MDB na região, além da eleição de Bortolazzi, o objetivo de Waldeli já é viabilizar a sua campanha em 2022 para o governo do Estado ou para o Senado Federal.
O TopMídia News enviou questionamentos à Prefeitura de Costa Rica e não recebeu respostas até a publicação desta matéria. O espaço continua aberto. 
 

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