Política

20/10/2020 12:04

Simone Tebet aposta em longa sabatina para aprovar indicação de Bolsonaro para o STF

Segundo ela, a reunião deve durar entre 8h e 10h, com discussões tensas e início tumultuado

20/10/2020 às 12:04 | Atualizado 20/10/2020 às 12:12 Diana Christie
Simone Tebet - Wesley Ortiz/Arquivo

Presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado, Simone Tebet (MDB) aposta em longa sabatina para o indicado pelo presidente Jair Bolsonaro à vaga no Supremo Tribunal Federal, Kassio Marques.

Segundo ela, a reunião deve durar entre 8h e 10h, com discussões tensas e início tumultuado por questões de ordem. Ela prometeu imparcialidade na condução do processo e disse que vai seguir rigorosamente o Regimento Interno.

Os 81 senadores podem fazer questionamentos ao sabatinado. Haverá duas listas de inscrição, uma para os integrantes titulares e suplentes da CCJ e outra para os demais senadores. Entre interpelação, resposta, réplica e tréplica, cada parlamentar poderá ter até 30 minutos de conversa com o sabatinado.

Simone destaca que ao longo deste tipo de reunião, as perguntas vão se repetindo e as respostas tendem a ser mais rápidas. Este ano, devido à pandemia, a reunião será mista entre presencial e virtual para os questionamentos. Mas só poderão votar os parlamentares que estiverem presentes na reunião porque o voto é secreto.

Marques deve ser submetido a voto em Plenário logo após a sabatina, na própria quarta-feira, ou no dia seguinte, uma vez que os parlamentares vieram a Brasília, em semana de esforço concentrando, para votar uma série de autoridades. Ele precisa conseguir maioria absoluta de votos, ou seja, 41 dos 81 senadores.