07/10/2020 15:50
Energisa descarta colapso por alto consumo, mas alerta para problemas pontuais
Empresa alerta clientes sobre o uso moderado dos aparelhos elétricos
A Energia em Mato Grosso do Sul descartou colapso da rede elétrica em razão do maior consumo, causado pela estiagem severa das últimas semanas. No entanto, caso a demanda em uma determinada área seja muito grande, há riscos de problemas pontuais e interrupção do fornecimento de energia.
Em coletiva de imprensa virtual, na tarde desta quarta-feira (7), o gerente de Operação, Fernando Corradi, disse que o Brasil possui um sistema elétrico interligado e robusto, por isso o corte no fornecimento é descartado em razão da possibilidade de captar energia de outras regiões.
‘’Não há risco de colapso, os apagões não são mais uma realidade’’, explicou Corradi, citando que o risco está afastado, mesmo com as bacias hídricas com menos volume.
No entanto, a empresa orienta pelo consumo racional de energia durante esse período, com atenção aos aparelhos de ar condicionado, que consomem mais energia que os demais.
Ainda segundo explicado pela concessionária, caso haja aumento intenso no consumo em determinada região, o transformador daquele ponto pode sofrer pane em razão da sobrecarga de energia na ocasião.
‘’E aí aquele ponto vai ficar momentaneamente sem energia’’, observou Corradi.
Outro alerta feito pela empresa é em razão dos equipamentos que consomem mais energia e podem causar surpresa ao cliente na hora que a fatura chegar.
Alta demanda
No dia 2 deste mês, a Energisa registrou recorde na demanda por energia elétrica, atingindo 1.170 megawatts. O recorde anterior havia ocorrido em fevereiro deste ano, com 1.142 MW.
A Concessionária apontou que a retomada gradual da economia, por causa da redução de casos e mortes pela covid-19, também fez com que o consumo aumentasse. A empresa está encaminhando alertas via SMS para todos os clientes sobre o registro e orienta o consumo consciente de energia elétrica.