01/10/2020 11:43
'Sementes misteriosas' que chegam da China podem fazer parte de esquema de fraude
Esses pedidos são realizados em nome de clientes fantasmas
Ainda sem explicação definitiva, pacotes com "sementes misteriosas" enviadas da China já chegaram por correio para brasileiros de oito estados. O fenômeno também foi registrado em outros países como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, entre outros.
De acordo com o G1, o Departamento de Agricultura dos EUA já trabalha com a possibilidade de que as encomendas indesejadas estejam relacionadas a uma fraude conhecida como "brushing".
O brushing é, essencialmente, o envio de mercadorias não solicitadas com o objetivo de registrar compras falsas.
Esses pedidos são realizados em nome de "clientes fantasmas" registrados por golpistas em lojas de comércio eletrônico. Esses "clientes" podem deixar avaliações positivas para lojas ou produtos após a entrega das encomendas.
A prática ocorre principalmente em sites que operam no modelo de "marketplace", em que um único site de compras oferece produtos de muitas lojas diferentes.
A reputação de cada vendedor nesses sites ajuda a aumentar as vendas, tendo impacto na posição dos produtos nos resultados de busca e na confiança do cliente.
Como muitos sites de comércio eletrônico do tipo "marketplace" obrigam os vendedores a registrar um código de rastreamento em cada pedido, os golpistas se veem obrigados a enviar algum produto.
Os endereços usados no "brushing" são normalmente oriundos de dados vazados de lojas ou de outros pedidos realizados pelo consumidor. E o envio de itens baratos e leves é para reduzir os custos de frete e da mercadoria – e é aí que entram as sementes.
Em alguns casos, também há situações em que consumidores recebem produtos maiores ou de valor superior.