Cidades

há 4 anos

Após protesto, autoridades reabrem fronteira entre Brasil e Paraguai

Abertura começa no próximo dia 26

22/09/2020 às 17:23 | Atualizado 22/09/2020 às 17:35 Thiago de Souza
Reprodução Facebook

O governo do Paraguai anunciou, na tarde desta terça-feira (22), que vai reabrir a fronteira com o Brasil, no próximo dia 26. A media ocorreu horas após moradores e comerciantes da região protestarem contra a permanência do bloqueio. 

Conforme o Ponta Porã News, a partir do dia 26 a circulação de pessoas entre as cidades fronteiriças com o Mato Grosso do Sul será reaberta. A Ponte da Amizade, entre Ciudad Del Este e Foz do Iguaçu (PR), também teve a abertura autorizada. 

Experimental

Ainda de acordo com as autoridades paraguaias, a reabertura é de caráter experimental por três semanas, a fim de avaliar se a circulação de pessoas não vai causar aumento considerável nos casos de covid-19. Caso contrário, a medida será expandida. 

Pressão

O protesto de comerciantes e moradores da região teriam influenciado na decisão do governo. O apelo popular foi levado por empresários e políticos dos departamentos de Amambay e Canindeyú. 

A expectativa dos comerciantes paraguaios é aproveitar inicialmente o Dia das Crianças no Brasil e depois as vendas do final de ano. Ainda esta semana serão tratadas as formas de controle sanitário entre Brasil e Paraguai e a  Argentina não deverá fazer parte do acordo.

Ainda segundo o site, entre as medidas deverá constar a circulação de turistas entre as cinco horas da manhã e as duas da tarde e a proibição destas pessoas ingressarem para outros departamentos se não os de Amambay, Alto Paraná e Canindeyú. O governo brasileiro ainda não fez nenhum comunicado sobre a abertura da fronteira com o Paraguai.