Geral

01/09/2020 19:44

Comunicação do Governo reproduz fala de Bolsonaro: 'ninguém é obrigado a se vacinar'

No entanto, em fevereiro o presidente sancionou lei que permite vacinação obrigatória

01/09/2020 às 19:44 | Atualizado 01/09/2020 às 20:04 Thiago de Souza
Andre Borges/NurPhoto via Getty Images

A Secom, órgão responsável pala comunicação do Governo Federal, reproduziu, nas redes sociais, nesta terça-feira (1º), fala do presidente Jair Bolsonaro, que diz que ninguém é obrigado a tomar vacina contra a covid-19. 

Em fevereiro, no entanto, o próprio presidente sancionou lei que permite a vacinação compulsória como forma de enfrentar a pandemia da Covid-19. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) também determina ser “obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias”.

O órgão justificou, em sua postagem, que o Governo preza pela liberdade dos brasileiros e que investiu bilhões de reais para salvar vidas e preservar empregos. 

‘’TUDO será feito, mas impor obrigações definitivamente não está nos planos”, diz a legenda.
Segundo a IstoÉ, a declaração também vai de encontro ao esforço feito pelo Ministério da Saúde em campanhas de vacinação. O motivo é a queda da cobertura de imunização de diversas doenças. Uma das principais preocupações é sobre o sarampo, doença erradicada no País até 2016. Em 2019 foram registrados mais de 18 mil casos. Neste ano, até 1º de agosto, cerca de 6,8 mil contaminações foram confirmadas e cinco crianças morreram.