21/08/2020 11:23
Vander Loubet consegue maioria e será inocentado em processo da Lava Jato
Ministra Carmém Lúcia e mais dois ministros votaram a favor da absolvição de deputado, réu na lava jato
Nesta sexta-feira (21), em sessão virtual de julgamento da Ação Penal 1019, da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), a ministra Carmém Lúcia votou em favor da absolvição do deputado federal Vander Loubet (PT) em relação às acusações feitas no âmbito da Operação Lava Jato.
O julgamento teve início no dia 14 de agosto e teve votos de absolvição do relator da ação, ministro Edson Fachin e revisor da ação, ministro Celso de Mello. Conhecido pelo seu rigor no julgamento das ações da Lava Jato, Fachin votou pela total absolvição de Vander e de outros acusados nesse processo.
Restam ainda serem divulgados dois votos de ministros que compõem a Segunda Turma: Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski. Entretanto, já está formada uma maioria para que o deputado Vander Loubet seja absolvido da ação.
“Os votos dos ministros Edson Fachin e Celso de Mello e agora da ministra Carmém Lúcia confirmam aquilo que afirmamos e reafirmamos desde o início dessa investigação e desse processo: jamais pratiquei crime, jamais pratiquei ilícito penal”, destaca Vander.