17/08/2020 17:18
Doleiro que 'ferrou' com a Globo é condenado a 13 anos de prisão no RJ
Emissora diz que 'delação premiada' não é prova
O doleiro Dario Messer foi condenado a 13 anos e quatro meses de prisão, por crime de lavagem de dinheiro, desvendado pela Operação Lava Jato. A decisão foi divulgada nesta segunda-feira (17).
O veredito foi do juiz Alexandre Libonati, da 2ª Vara Federal Criminal do RJ. Na mesma acusação, Messer foi absolvido pelo crime de evasão de divisas. O doleiro foi alvo da Operação Marakata.
Essa é a primeira vez que Dario Messer é condenado na Lava Jato. Agora, ele terá que devolver R$ 1 bilhão após ter delação uma colaboração premiada validada.
O juiz não permitiu que Messer recorra em liberdade, e determinou a expedição de mandado de prisão após a pandemia da Covid-19.
TV Globo
Na última sexta-feira (14), foi descoberto que, em sua delação premiada, Messer relatou que repassava pacotes de dinheiro aos donos da TV Globo, no Rio de Janeiro.
A emissora disse que nunca fez operações de câmbio à margem da Justiça. Destacou também que delação premiada não é prova.
O presidente Jair Bolsonaro citou o episódio em suas redes sociais e supôs que os repasses de dinheiro feitos por Dairo à Globo foram bilionários.