03/07/2020 16:19
Incêndio no Pantanal ameaça escola de ONG na Serra do Amolar
Seis brigadistas foram deslocados para a região
Incêndio florestal na região do Jatobalzinho, no Pantanal de Corumbá, ameaça chegar a uma instalação de uma ONG, na Serra do Amolar. Nesta sexta-feira (3), uma equipe de brigadistas foi deslocada para a região para evitar danos maiores.
Conforme o Diário Corumbaense, a queima já dura três dias e atingiu cerca de 50 mil metros quadrados na região.
O local ameaçado pelo fogo é a sede da Escola Jatobazinho - atividade de ensino central da Ong Acaia Pantanal, que atua em parceria com a Prefeitura de Corumbá.
Os brigadistas, que pertencem ao Instituto do Homem Pantaneiro, começaram a atuar nesta quinta-feira (2).
“Venta muito e por isso temos que controlar as chamas na direção da escola. Até mesmo um militar do Corpo de Bombeiros esteve no local para averiguar a situação e definir uma estratégia para conter a propagação do fogo”, disse o coronel Angelo Rabelo, do IPH, ao Diário Corumbaense.
Outros instrumentos, como trator e caminhão-pipa estão sendo usados no combate às chamas.
Ainda segundo o oficial, o fogo se concentra em uma área úmida, porém o vento é um dos fatores que contribuem para que as chamas se alastrem de forma intensa e rápida.
Crime
Angelo Rabelo destacou que a área não possui atividade agrícola ou pecuária e que, recentemente, uma equipa da Polícia Militar Ambiental registrou atividade de coleta de mel na área e isso gerou focos de incêndio, por parte de quem quis limpar a área.