01/07/2020 20:49
Médicos sugerem e Prefeitura estuda coquetel de prevenção à covid-19 em Campo Grande
Entre os medicamentos está a polêmica hidroxicloroquina, ivermectina, zinco e azitromicina
Grupo de 20 médicos se reuniu, nesta quarta-feira (1º), com o secretário de Saúde de Campo Grande, José Mauro Filho e o prefeito Marquinhos Trad, para sugerir a adoção de um protocolo de prevenção à covid-19, em Campo Grande. A medida prevê que, nos casos iniciais da doença, o médico possa prescrever um coquetel de medicamentos, entre eles a hidroxicloroquina.
Os profissionais, que representam outros 200 médicos, apresentaram o Protocolo de Tratamento Pré-Hospitalar Covid-19 e deram exemplos de outras cidades brasileiras que fizeram o mesmo procedimento e, segundo eles, tem mostrado resultados positivos.
Ainda segundo os médicos, o kit com os medicamentos só será prescrito com receituário médico e contém azitromicina, ivermectina, hidroxicloroquina e zinco.
A medida pretende combater a doença no estágio inicial e evitar internações. Em Campo Grande, as medidas preventivas contra a covid são o uso de máscara, álcool gel, distanciamento e isolamento social.
O titular da Sesau e Marquinhos Trad receberam as informações e prometeram estudar a sugestão. José Mauro destacou que é preciso avaliar a capacidade de compra e distribuição dos medicamentos.