19/06/2020 12:02
SITUAÇÃO CRÍTICA: Dourados recebe reforços para abrir leitos de UTI para covid-19
Cidade ultrapassou Campo Grande no número de mortes
Cidade que acaba de chegar a nove mortes pelo novo coronavírus, ultrapassando a marca de Campo Grande, Dourados vai receber reforços de emergência para abrir novos leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo).
Segundo o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, o governo vai entregar cinco monitores e cinco ventiladores pulmonares para completar 10 leitos de UTI que o município tinha habilitado junto ao Ministério da Saúde, no Hospital da Vida.
Além disso, o Hospital Evangélico vai receber dois ventiladores pulmonares. De acordo com a SES, a unidade habilitou 10 leitos de UTI, mas conseguiu equipar apenas oito.
A UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), que administra o Hospital Universitário, também foi acionada para ajudar no combate à covid-19 e deve receber equipamentos para mais 10 leitos. O objetivo é criar uma ala de atendimento especial para os indígenas.
Resende ainda anunciou parceria com Unimed Dourados para fazer testes nos drive-thrus da cidade também nos finais de semana.
Para efeitos de comparação, o secretário destacou que 64 pessoas estão hospitalizadas em Dourados, enquanto a Capital mantém 47 internados.
Dados
Mato Grosso do Sul registra 4.666 casos confirmados da doença. Destes, 2.218 estão em isolamento domiciliar, 2.290 estão sem sintomas e 123 estão internados, sendo 81 em hospitais públicos e 42 em hospitais privados.
Quatro pacientes internados são procedentes de fora do Estado e um paciente internado é de outro país. Até o último fechamento, eram 40 mortes, no entanto, mais um registro ocorreu depois, em Dourados.
Conforme a SES, desde o dia 25 de janeiro, foram registradas 28.325 notificações de casos suspeitos do coronavírus em Mato Grosso do Sul.
Destes, 20.865 foram descartados após os exames darem negativo para covid-19, 21 foram excluídos por não se encaixarem na definição de caso suspeito do Ministério da Saúde, 1.429 testes estão em exame laboratorial e 1.365 casos não foram encerrados pelos municípios.