19/06/2020 10:54
FAKE NEWS: dirigir sem máscara não gera multa, afirma Detran-MS
Vídeo que circula nas redes sociais é falso e não deve ser compartilhado, afirma chefe de fiscalização do órgão
O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) esclarece que o vídeo que circula nas redes sociais sobre a aplicação de multa aos motoristas que estiveram dirigindo ou pilotando sem o uso de máscara, a partir desta sexta-feira (19), é falso e não deve ser compartilhado.
O chefe da Fiscalização do Detran-MS, Otilio Ruben Ajala, explica que a aplicação de multa para quem dirige sem máscara não está prevista no CTB (Código de Trânsito Brasileiro).
“Apoiamos as medidas preventivas contra a disseminação do Covid-19, mas a este órgão compete atuar conforme previsto no CTB. E neste caso, não há previsão legal para aplicação de autuações referente à falta de máscaras dentro do seu veículo”, conclui.
O tenente-coronel da Polícia Militar de Trânsito, Marcelo Cansanção Silveira, frisa a importância de não se compartilhar fake news. “O principal cuidado que se deve ter é sempre checar a informação com alguma fonte oficial. Queremos tranquilizar a todos, pois a notícia não é verdadeira. Continuamos realizando ações de policiamento preventivo para que o nosso trânsito seja cada dia mais seguro e preserve mais vidas”, finaliza.
A partir da próxima segunda-feira (22), o uso de máscaras faciais será obrigatório em todo o território de Mato Grosso do Sul, nos seguintes locais: em todos os órgãos públicos; em todos os estabelecimentos privados de acesso ao público; em todo transporte coletivo intermunicipal e interestadual.