03/06/2020 17:23
'Bolsonaro curtiu': OMS diz retomar testes com a hidroxicloroquina
Pesquisas serão retomadas com 3.500 pacientes em 35 países
A Organização Mundial de Saúde, OMS, anunciou, nesta quarta-feira (3), que vai retomar os testes com a hidroxicloroquina. O anúncio foi feito pelo diretor-geral da Organização, Tedros Ghebreyesus Adhanom.
''Como vocês sabem, na última semana o Grupo Executivo dos Testes de Solidariedade [nome dado ao grupo de pesquisa que busca medicamentos eficazes contra o SARS-CoV-2] decidiu suspender o ramo de testes com hidroxicloroquina por preocupação no uso da droga. Essa foi uma decisão de precaução. Com base nos dados disponíveis, os membros recomendaram que não há razões para suspender o protocolo de testes'', afirmou Tedros.
Agora, depois de uma suspensão de dez dias, os testes com o medicamento serão retomados com 3.500 pacientes em 35 países.
Vários especialistas do mundo inteiro já haviam se manifestado contra a metodologia de mineração de dados usada pela Surgisphere – empresa responsável por coletar números para o estudo.
''A OMS está comprometida em acelerar o desenvolvimento de terapias eficazes, vacinas e diagnósticos [contra a covid-19] como parte do nosso compromisso em servir o mundo com ciência, resolução de problemas e solidariedade'', disse Adhanom.
Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro é um entusiasta do medicamento, que está sendo adotado maciçamente na Itália, de forma moderada na França e nos Estados Unidos, além de outros países.
No entanto, a oposição é contra o uso do medicamento, inclusive vai pedir à Justiça que suspenda o protocolo do Ministério da Saúde que prevê o uso do remédio em todos os estágios da doença.