03/06/2020 09:30
CAMPO GRANDE: negro é xingado de 'resto de incêndio' e pede 'mais amor no mundo'
Vítima diz que racismo é corriqueiro no Brasil
Uma simples conversa no Facebook, sobre se mudar para o Canadá, fez o jovem negro, Caio Vinicius de Jesus Brito, 25 anos, contabilizar mais uma situação de racismo na vida. Ele foi xingado de ‘’resto de incêndio’’ por um ex ‘colega’ de trabalho, nesta terça-feira (2), em Campo Grande.
Tudo começou quando Caio postou notícia de um site canadense, que dizia que o país ao norte dos EUA precisaria de imigrantes após a pandemia da covid-19. Neste momento, o suspeito questionou a postagem de Caio.
''O que um cidadão, com altos índices de melanina irá ''cheirar'' no Canadá'', perguntou o internauta. Brito respondeu que iria buscar uma vida melhor [que no Brasil], como ''qualquer pessoa branca faria''.
Ainda segundo os prints da conversa, Caio ficou irritado e retrucou: ''Eu não sou você que prefere bater de casa em casa oferecendo internet''. Em seguida, o suspeito de racismo retrucou:
''Vai lá, resto de incêndio''.
Caio lamentou mais um episódio de racismo. (Foto: Reprodução Facebook)
A vítima alertou que o ''amigo'' poderia ser processado por conta daquele termo, o que não o intimidou:
''Processe'', resumiu o suspeito. Aliás, antes de iniciar a conversa, ele chegou a escrever que tinha medo de ser interpretado como racista.
Resposta
Tentamos contato com o rapaz responsável pelas falas supostamente racistas, mas não houve resposta.
Vida dura
Questionado se já havia sofrido outras situações de racismo, Caio foi enfático:
''Aqui é o Brasil, parceiro. É festa só pra quem é rico. Preto e pobre só se ferra. Só quero mais amor no mundo'', lamentou o rapaz, que prometeu registrar boletim de ocorrência.