27/05/2020 13:00
Governo vai oferecer testes rápidos para ampliar combate ao coronavírus
Exames serão feitos nos drive-thrus das quatro macrorregiões de Saúde
Com o novo coronavírus avançando em Mato Grosso do Sul, o governo decidiu ampliar o número de exames, disponibilizando testes rápidos nos drive-thrus das quatro macrorregiões de Saúde: Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Corumbá.
O anúncio foi realizado pelo Coronel Marcello Fraiha, comandante do Corpo de Bombeiros, durante divulgação do boletim epidemiológico desta quarta-feira (27), transmitido pela Secretaria de Estado de Saúde nas redes sociais.
“Apesar de o estado de Mato Grosso do Sul ter sido considerado um dos melhores na esfera federal em resposta ao coronavírus, isso indica primeiro que estamos no caminho certo e depois que devemos ser mais proativos para garantir resultados”, ressalta.
Os testes foram aprovados pelo INSQS/Fiocruz e têm aval do Ministério da Saúde, para serem aplicados em pessoas que estão há 72 horas sem sintomas gripais, como febre, coriza, dor de garganta e dor no corpo.
Secretária mostra diferença entre exames - Foto: Reprodução/Facebook
De acordo com a secretária-adjunta de Saúde, Christinne Maymone, hoje as unidades oferecem apenas o teste RT-PCR, de biologia molecular, que só pode ser aplicado até o 7º dia da doença, com a retirada de amostra com uma espécie de cotonete introduzido nas narinas. Neste teste, é verificada a presença do vírus no organismo.
O teste rápido, que é coletado através de punção venosa – uma leve picada de agulha – pode ser aplicado a partir do 8º dia do aparecimento dos sintomas. O resultado fica pronto entre 15 e 20 minutos e deve ser repassado aos pacientes em até 24 horas. Eles estarão disponíveis a partir de sexta-feira (29), nas quatro cidades.
Dados
O novo coronavírus chegou aos municípios de Água Clara, Maracaju e Anastácio. Com as novas notificações, Mato Grosso do Sul chegou aos 1.186 casos confirmados nesta quarta-feira (27). As informações são do boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde.
Ao todo, foram notificados 8.983 casos suspeitos, dos quais 220 testes estão em análise laboratorial, 648 aguardam encerramento das secretarias municipais e 6.929 foram descartados.
Dos 1.186 casos confirmados, 705 pacientes estão em isolamento, 404 estão recuperados e 18 morreram.
São 60 pessoas internadas em hospitais de Mato Grosso do Sul, contando com um morador de outro estado. Destes, 45 estão em leitos clínicos e 15 em UTI. Há, ainda, quatro sul-mato-grossenses em hospitais de São Paulo, um em Alagoas e um no Mato Grosso.