Política

19/03/2020 11:49

Decreto de calamidade pública é aprovado na Câmara Federal

Falta votação no Senado para que governo federal possa gastar mais com ações de enfrentamento à pandemia

19/03/2020 às 11:49 | Atualizado 19/03/2020 às 10:30 Rayani Santa Cruz
Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (18), o pedido de reconhecimento de calamidade pública enviado pelo governo federal diante da pandemia de coronavírus. O estado de calamidade pública é inédito em nível federal.

Segundo o governo, o reconhecimento do estado de calamidade pública, previsto para durar até 31 de dezembro, é necessário “em virtude do monitoramento permanente da pandemia Covid-19, da necessidade de elevação dos gastos públicos para proteger a saúde e os empregos dos brasileiros e da perspectiva de queda de arrecadação”.

Conforme a Agência da Câmara, a proposta, que segue para o Senado Federal, permite que o Executivo gaste mais do que o previsto e desobedeça às metas fiscais para custear ações de combate à pandemia.

Calamidade

A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) prevê essa condição temporária, que suspende prazos para ajuste das despesas de pessoal e dos limites do endividamento; para cumprimento das metas fiscais; e para adoção dos limites de empenho (contingenciamento) das despesas.