18/03/2020 16:40
Marquinhos cita sete casos de coronavírus e decreta situação de emergência em Campo Grande
Prefeito orienta todos a ficarem em suas casas
O prefeito Marquinhos Trad disse, por meio de uma transmissão ao vivo pelo Facebook, na tarde desta quarta-feira (18), que determinou situação de emergência em Campo Grande, em razão do surto do coronavírus. Ele citou sete casos confirmados na Capital e pede que todas as atividades sejam restritas.
O prefeito anunciou o fechamento de todos os parques públicos e recomendou que todos os outros ambientes similares sejam fechados.
Aos empresários da Capital, donos de bares, lanchonetes e estabelecimentos similares, Trad pediu que eles restrinjam a capacidade de lotação em até 30%. O funcionamento do serviço de entrega de alimentos e busca na lanchonete não serão afetados. O procurador-geral do Município, Alexandre Ávalos, estava ao lado do prefeito e explicou as questões técnicas do decreto.
Os serviços de alimentação em hotéis, como restaurantes e bares, diz Trad, deverão ficar restritos somente para os hóspedes, evitando a entrada e saída de pessoas do local. Além disso, determinou o fechamento de todas as academias de ginástica da Capital e estabelecimentos similares.
Shoppings
Centros comerciais e shoppings centers da cidade receberam a recomendação de ficarem fechados.
‘’É uma sugestão...não é uma determinação. A cautela e a prudência determina o fechamento, mas como ainda não temos essa competência, trata-se de uma sugestão’’, informou o prefeito. Escolas municipais e as Emei’s também ficarão fechadas até segunda ordem.
Marquinhos citou, além dos sete casos confirmados na Capital, as três mortes ocorridas em razão da doença em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, para justificar a medida de emergência, além da própria declaração de situação de emergência feita pelo presidente da República Jair Bolsonaro e enviada ao Congresso Nacional para aprovação.