19/02/2020 07:00
MS tem carnaval garantido, mas duas cidades trocam folia por serviços públicos
Corumbá tem a festa mais tradicional e recebe multidão de turistas
Cidades de Mato Grosso do Sul vão entrar na folia e fomentar o Carnaval de rua em 2020. Porém, dois municípios com tradição na animação - Rio Verde de Mato Grosso e Fátima do Sul - trocaram a festa popular por investimentos em serviços públicos.
A prefeitura de Fátima do Sul alegou aperto financeiro e decidiu cancelar o Fátima Folia, festa tradicional no Estado. Os recursos que seriam gastos no Carnaval irão para Saúde e Educação. Em anos anteriores, as festanças de rua na cidade chegavam a atrair de 40 a 55 mil foliões por noite.
Carnaval em Fátima do Sul já atraiu 40 mil pessoas por noite. (Divulgação Prefeitura)
Rio Verde de MT
Em Rio Verde, norte do estado, a prefeitura trocou o Carnaval de rua por gastos com serviços públicos. A cidade também ficou famosa no calendário carnavalesco pela folia onde o axé music dá o tom da festa.
A cidade é famosa por suas cachoeiras e balneários e, é por isso, que o executivo municipal decidiu dar um apoio maior a esse tipo de turismo.
Vai ter festa em Corumbá
Corumbá tem o Carnaval mais tradicional do estado e atrai turistas de todo o Brasil e até estrangeiros. A programação da prefeitura local é extensa e, alguns eventos começaram no dia 11 deste mês e vão se estender até dia 25 de fevereiro.
O evento que tem mais apelo na cidade é o desfile das escolas de samba, ao lado do concurso de fantasias e o desfile dos blocos tradicionais, como o Sandálias de Frei Mariano. Toda essa festança atrai cerca de 40 mil pessoas por noite.
Três Lagoas
Em Três Lagoas, leste do estado, duas bandas já foram confirmadas para o Carnaval de rua: a primeira escolhida foi a Madre Santo, do interior paulista, e a outra é a Genius, também do estado de São Paulo. A festa acontece do dia 22 a 24 de fevereiro, no Pátio da antiga Noroeste do Brasil, área central da cidade.
Paranaíba
Paranaíba também é forte no Carnaval e o Carnaíba esse ano traz uma pegada de preservação ecológica. Estão confirmadas a Banda Djavu, micareta universitária com a dupla Erick e Léo, além de Seu Moço. Haverá ainda banda e DJs todos os dias.
Porto Murtinho
Em Murtinho, divisa com o Paraguai, acontece o Orla Folia, de 21 a 25 de fevereiro. A festa acontece na orla do Rio Paraguai e vai contar com atrações musicais regionais. Segundo a prefeitura, a folia deve atrair turistas de várias cidades, principalmente do sudoeste de MS e cidades paraguaias.
Jardim
O Carnaval em Jardim também é famoso e terá três noites de festa, com sete atrações musicais, entre axé músic e DJ. O evento ocorre na Praça central, nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro.
Campo Grande
Há cinco anos, o Carnaval de blocos na Esplanada Ferroviária tem sido o prato principal da folia campo-grandense. Diversos blocos como o Capivara Blasé e o Cordão da Valu atraem uma multidão para a parte histórica da Capital.
Há também os desfiles das escolas de samba, que ocorrem na Praça do Papa e blocos na Praça dos Imigrantes, no centro. Neste ano, a novidade fica por conta da retomada dos shows na Av. Fernando Corrêa da Costa.