Polícia

03/02/2020 10:19

Bloqueio na frente de Presídio realizou transferência de presos em Campo Grande

Diversos internos foram levados para a Penitenciária Estadual Masculina da Gameleira

03/02/2020 às 10:19 | Atualizado 03/02/2020 às 10:09 Dany Nascimento
Dany Nascimento

O bloqueio formado por diversos policiais de Mato Grosso do Sul na frente do Presídio de Segurança Máxima foi realizado para transferir os primeiros reeducandos para a Penitenciária Estadual Masculina de Regime Fechado da Gameleira, em Campo Grande.

A unidade foi inaugurada em novembro do ano passado. A ação foi realizada sob a escolta de policiais penais integrantes do Comando de Operações Penitenciárias (COPE), e o número de internos não será divulgado por questões de segurança. Todos os presos estão recebendo uniformes para entrar no presídio.

De acordo com a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), a segurança foi reforçada com apoio de outras forças policiais, inclusive com uso de helicóptero, como forma de garantir o total sucesso da operação.

Com 603 vagas, a Penitenciária Estadual Masculina da Gameleira traz um incremento de cerca de 15% na capacidade do regime masculino fechado de Mato Grosso do Sul, onde há maior demanda de custodiados.

Para a ativação da unidade, os servidores da Agepen receberam treinamento especializado, promovido com o apoio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), através da Penitenciária Federal de Campo Grande. Esse é o primeiro presídio do Estado a ser totalmente operacionalizado por policiais penais de carreira, desde a segurança interna à vigilância das muralhas.