30/01/2020 19:16
Moro divulga lista dos 'mais procurados pela Justiça' e pistoleiros da Omertà estão no cadastro
Inserção no banco de dados obedece 11 critérios, segundo o Ministério da Justiça e Seguraça Pública
Ministério da Justiça e Segurança Pública divulgou, na tarde desta quinta-feira (30), nomes e fotos dos suspeitos mais procurados pela Justiça brasileira. No rol de criminosos, estão os nomes de Juanil Miranda e José Moreira Freitas, tidos como pistoleiros da milícia de Jamil Name.
Publicada no site do ministério, a lista tem 26 nomes, sendo 25 homens e uma mulher. Eles são apontados como lideranças criminosas com atuação nacional e eventualmente internacional.
Dos 26 nomes, chama a atenção de Juanil Miranda e ''Zézinho'', como é conhecido José Moreira Freitas. Ambos eram guardas municipais e responsáveis pelas mortes de, ao menos, quatro desafetos de Jamil Name e Jamil Name Filho.
Juanil e Zezinho são os únicos suspeitos presos na Operação Omertà que estão foragidos. Com exceção do advogado Alexandre Franzoloso, os demais investigados na operação seguem presos.
Name, o filho e dois policiais civis estão presos preventivamente no Presídio Federal de Segurança Máxima em Mossoró (RN). Todos no Regime Disciplinar Diferenciado.
O banco com os nomes foi construído a partir de informações dos estados e também dados públicos, fornecidos pelo Banco Nacional de Mandados de Prisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e teve como foco criminosos condenados por agirem em mais de um estado.
A análise seguiu 11 critérios, entre os quais estão a atuação interestadual e transnacional, rede de relacionamento, posição de liderança em organização criminosa violenta, capacidade financeira e outros.